4 mocinhas que amo ♥

19:44 Luna 0 Comments

Bem no comecinho da história desse blog, fiz um post falando de 2 mocinhas melhores que a Bella Swan. E não é que quando fui reler, percebi que o último comentário é de uma guria me tomando tomar no cu? Não bastou, ainda xingou as coitadas das personagens. risos.

Enfim, o que vem a seguir é uma compilação das minhas personagens femininas favoritas na literatura e/ou cinema. Vou tentar lembrar de nomes e ir por aí, acontece que apesar de eu gravar bem os nomes e as ações, a dificuldade é lembrar quem merece entrar na lista. Então vai faltar uma pá de gente. E na lista não vai ter nem Hermione Granger nem Suzannah Simon porque ambas já entraram na listinha anterior, de quando eu tinha 15 aninhos. Então, darei espaço para outras. A começar pela...

[AVISO: spoilerzinhos básicos e gigantes. Assim que ver a imagem que tu sabe que ainda pretende ler/ver e não curte spoiler, você pula pro próximo nome]



Sally [O Estranho Mundo de Jack]

Sou suspeita para falar, considerando que ela é a mocinha do meu filme favorito de todos os tempos, O Estranho Mundo de Jack. Eu não sei exatamente porquê eu gosto dela, porque ela não é parecida com o meu tipo de mocinha. Ela é muito boa, muito dócil, muito apaixonada. Ela dopa o cientista maluco para se arriscar, pondo a cara na rua, enviando presentes para Jack, indo nas reuniões e foda-se se ele vai castigá-la depois. Ele a costura, a prende e ela nunca se deixa ser presa. Não há uma única cena dela de mimimi como farei agora? não posso sair daqui.

Ela é corajosa, sem dúvida, e ela é tão, tão doce que é difícil não simpatizar com ela. Ela foi a única que percebeu que a idéia de Jack de fazer o Natal era uma idéia de jerico, totalmente imbecil, que iria bagunçar todos os feriados, mas ninguém a ouviu. Então ela foi lá e sabotou, mas não deu certo e então ela se sentiu triste, porque sabia que ia dar errado. Mas ela não faz do que ela sabia e lamentava um objeto para ser aquela pessoa irritantezinha do "eu sabia eu sabia tralalá". Ela tem muita bondade para ficar se afirmando. E apesar de ela ser toda apaixonada por Jack, ser toda meiguinha e tal, ela não depende de ninguém para agir como acha que deve agir. Quando quer fugir, ela foge. Quando o Natal dá errado, ela simplesmente vai lá para resgatar o Papai Noel. Não precisa de autorização de nenhuma pessoa, mesmo que o cientista ache que ela é propriedade dele - ela sabe que não é, por mais que seja invenção dele.

Talvez seja por isso que eu goste tanto dela. Eu gosto dela ser corajosa não porque ela vai ser a heroína da noite, mas porque é o certo, porque é assim que as pessoas deveriam ser.



Lisbeth Salander [Millennium]

Palavra que descreve a figura: F O D A.
A guria é basicamente a palavra "foda" em pessoa. Aliás, a palavra é pequena, minúscula, não traduz 10% da real fodasticidade da pessoa. E eu encho a bola dessa guria, porque ela merece. Da trilogia Millennium, Lisbeth é uma garota cheia de problemas. Primeiro que ela não sabe lidar com as pessoas. Galera quer chegar nela, ela dá patada e se manda. Vive em seu mundinho, reclusa em contas matemáticas e investigações criminais. Negócio que na história, jornalista acaba tendo que chegar perto dela e, por acaso, acaba sendo um dos poucos permitidos a conhecer um pouquinho mais de Lisbeth.

Guria queimou pai, protegeu a mãe, levou tiro na cabeça E FICOU VIVA. Consegue resolver equação que é enigma matemática de não sei quantos anos (e não nos conta a resposta), é considerada desequilibrada pela Justiça, foi estuprada e se vingou lindamente daquele jeito que faz você sorrir até a alma, foi julgada e foi belíssima em sua defesa, investiga a vida da galera toda até os piores podres e por aí vai. Listinha é pequena considerando o tamanho da trilogia e a importância imensa dessa personagem que tem memória fotográfica e alguns traços de Asperger, e ainda mais com toda sua inteligência em praticamente qualquer campo de conhecimento (exceto interação social) que ela mostra em vários momentos: desde quando ela está comentando casualmente algo com o jornalista ou quando ela está investigando.

Amo muito.



Katniss Everdeen [Jogos Vorazes]

Essa é nova, porque ainda tô lendo o terceiro livro da série Jogos Vorazes, mas foi praticamente amor na primeira linha. Eu já sabia que ia amá-la desde que comecei a ler, e o fato da série ser em primeira pessoa só faz a coisa ficar melhor, porque dá pra entrar dentro da mente da guria de uma forma mais pessoal.

Primeiro que uma coisa que você tem que saber é que Katniss é fudida. Ela sabe o que é passar fome, sede, frio. Ela sabe o que é ficar sem nada. Ela sabe o que é ter que (quase literalmente) matar um leão por dia. Com onze anos, ela teve que aprender a cuidar da irmã menor e da mãe que entrou em depressão pela morte do marido e pai das garotas. Então Katniss virou a mãezona de todo mundo, indo caçar ilegalmente para trazer comida pra casa, cuidando para que a irmã sempre estivesse bem, arrumada, alimentada. Ela é casca-grossa das fodas, então - só por isso - ela já é admirável, ainda mais pra guria que lê livro porque nós (minha classe social) não sabemos o que é passar fome, não sabemos o que é ter que sustentar família, não sabemos o que é ter que cuidar de todo mundo e ter que se privar de nós mesmos para que os outros fiquem bem.

Aí ela vai pro Jogos Vorazes (reality show sangrento que só um de vinte e quatro sai vivo. Pseudo-plágio-inspiração-futuristico-bombante de Minotauro e Teseu, mas Katniss é mais inteligente que Teseu, porque ela nunca esqueceria de erguer as velas brancas se a mãe pedisse) com a cara e coragem, assumindo lugar da irmãzinha que foi sorteada, recebeu equipe foda de preparação e decidiu que iria vencer só porque prometeu e foda-se o resto, o que a irmãzinha pede, ela faz. E aqui se tem uma característica putamente humana nela: ela é covarde quando todo mundo seria, mas sempre acaba sendo corajosa, mesmo que sem querer.

Termina Jogos Vorazes no maior estilo conseguindo salvar dois (ela e outro) em vez de um só, e presidente não gosta, acha tudo vibe rebellion Britney Spears, e ela diz sim, claro, vou fingir que foi tudo por amor, já que minha irmãzinha tá no jogo. Porque ela é assim: se você bota a mãe, irmãzinha, amiguinho caçador e todo mundo que ela goste, ela faz o que você quiser. Ela diz sim, sinhô e aceita qualquer ideal que ela odeie e é por isso que eu a adoro, porque ela é humana. Porque quando presidente ameaçou, ela ficou com medo e aceitou se submeter ao projeto Capitol manda em tudo. Quando teve segunda edição de Jogos Vorazes e presidente mandou pra arena só pra acabar com a raça dela, ela foi. Quis fugir, mas ficou porque fugir significava mãezinha e irmãzinha fudidas.

E dessa vez ela foi pra morrer, pra proteger amigo, e mesmo assim conseguiu sair viva porque rebelião viu sinal (inexistente) de líder nela. Mas ela consegue ser líder, porque ela é corajosa. Ela sabe que irmã tá bem, mãe tá bem, galera tá bem? E ela não é das mocinhas de 'bora ser líder de boa, bjs'.

Ela não foi com a cara de algumas coisas dos rebeldes, quis nem saber: impôs condição pra ser líder. Fez listinha exigindo isso e aquilo e tudo foi aceito. Exigiu imunidade de amigo que galera chamou de traidor e foda-se, era amigo dela, e foi atendida. Gente foda é assim, pessoas.



Kaoru Kamiya [Rurouni Kenshin]

Uma linda.
Pai morreu, passou a dar aula sozinha de kenjutsu. Mas galera começou a se dispersar, porque fake de Battousai, assassino maníaco sociopata, ficou dizendo que usava o estilo dela e ela ficou com nome sujo na praça, como se desse aula pra matar pessoas. Pensa que ficou em casa choramingando? Claro que não, ficou caçando o fake de Battousai pra ver se acabava com o cara, mas encontrou Kenshin Himura no meio do caminho.

Problema dela é que é ofuscada por Kenshin porque ele é, tipo, foda. Foda pra caraleo mesmo. Um demoniozinho, mas mesmo assim o anime dá toda a importância devida à Kaoru: uma garota que tem calos nas mãos de tanto treinar, que se sente feliz porque não está mais sozinha desde que pai morreu (já que com Kenshin, veio o menino e o Sanosuke e a vida de todo mundo se agitou), toda disciplinada, ativa, odeia ficar parada em casa. Detesta que Kenshin saia sozinho para "proteger todo mundo" e faz todo o esforço pra organizar um trabalho em grupo, não ser apenas o pessoal de apoio. Se ela não estivesse ali, provavelmente Kenshin continuaria vivo. Mas ele se mataria cada vez mais rápido, estando solitário, sem alguém para amar, tendo só as memórias passadas.

Quando Kenshin foi embora, ela ficou um dia depressiva, choramingando em casa, sem nem se levantar e trocar de roupa. Amiguinha que deu tapa na cara e mandou ela tomar vergonha na cara que não era a Kaoru que ela conhecera, e então ela arrumou as malas, catou o menino que virou praticamente filho adotivo e se mandou para Kioto para encontrar Kenshin e, tipo, foda-se se Kenshin tinha dito explicitamente que não era pra ela ir, porque tinha que ser Battousai e blá blá blá. Ela é insegura, e não é tão casca-grossa - emocionalmente falando. Ela não consegue superar perdas muito bem, e é frequentemente objeto de sequestro, ameaça, etc. Porém nada disso tira seu brilho, pelo contrário.

- ♥ -

Tem bem mais gente, mas eu não lembro direito. Patrícia me sugeriu Elizabeth de Orgulho e Preconceito, mas nunca terminei de ler esse bendito livro (sou dessas de "pelo amor de deus, parem com esse protocolo imbecil da Inglaterra, se beijem, se agarrem, transem logo") e Letícia me sugeriu a Evey de V de Vingança, mas faz tempo que vi o filme e eu nunca li a HQ, então não lembro porque eu gosto dela. Tenho uma puta dificuldade de lembrar quem merece entrar, de lembrar filme, livro, etc. Mas acho que listinha tá razoável, ainda mais porque babei ovo de Katniss e Lisbeth de forma resumida.

Lamento pelos spoilers, mas é impossível eu explicar porquê eu gosto delas sem explicar como elas são. E não é a personalidade que me agrada simplesmente, e sim é a atitude que elas tomam diante de cada obstáculo. Eu as admiro pela forma como a personalidade determina o que elas pensam e como elas agem, e elas são coerentes no que fazem. E é tão, tão importante que mulheres sejam representadas de forma forte e decidida na literatura/cinema, como pessoas que pensam e agem, e não apenas como objetos decorativos que só sabem falar de homens e compras.

Pode reparar que todas as que eu cito não tem o mundinho feminino que construíram para nós como foco, sendo personagens construídas por si e não só para rodarem ao redor de algum personagem masculino. Sally vive para que Jack fique bem, mas ela existe sem ele. Kaoru consegue se virar sem Kenshin, no entanto ela permite que ele fique ali porque assim ela se sente bem, já que não gosta de ficar solitária e ele a ajuda em casa. Lisbeth é completamente independente e, novamente, dá a permissão para que as pessoas entrem no mundo dela. E Katniss é uma adorável líder e tendo sua vida em foco pelo reality show, não pode sequer controlar quem faz parte de sua vida, mas ela tem sua linha de pensamento única que não se submete a ninguém, nem mesmo aos rebeldes. E todas elas lutam pelo que acreditam, eis um fato.

0 comentários: